Em ação cinematográfica, a empresa multinacional de tecnologia SAMSUNG foi vítima de uma quadrilha contendo entre 8 e 11 integrantes que levaram cerca de 80 milhões em equipamentos eletrônicos.
O ocorrido se deu na cidade de Campinas (SP) na madrugada desta segunda (07) no Parque Imperador as margens da rodovia Dom Pedro I e durou aproximadamente 3 horas (das 0:00 às 03:00). Segundo a policia civil o bando rendeu funcionários e vigias da empresa e usaram 7 caminhões para levar cerca de 40 mil aparelhos, entre celulares, tablets e notebooks, ninguém ficou ferido.
Durante a ação o bando rendeu cerca de 200 funcionários do setor de distribuição que ficaram na mira dos revólveres por 3 horas até a saída da quadrilha.
Segundo a polícia, funcionários que estavam em uma van indo para a empresa foram rendidos em uma estrada. Eles foram levados para um local desconhecido, e os criminosos usaram crachás de identificação dos mesmos. Uma das vítimas ficou sob poder do bando.
Chegando na empresa eles renderam inicialmente os funcionários do setor de distribuição e em seguida os vigias, os quais foram levadas as armas para que não houvesse reação, os ladrões mantiveram os vigias em seus postos para não levantarem suspeitas de quem passava pelo local. Aos funcionários também foi pedido para tirarem as baterias de seus celulares, afim de não comunicarem o ocorrido. “Não foi utilizado a violência e os mesmos pareciam calmos” disse um funcionário.
Por meio de nota, a Samsung lamentou o ocorrido e disse que tem cooperado com as autoridades policiais eque a polícia está investigando o incidente. Além disso, informou que a carga roubada da fábrica está avaliada em aproximadamente R$ 14 milhões e que na ação 50 funcionários foram feitos reféns.
A policia civil ainda investiga se este roubo tem relação ao que foi realizado à Apple no aeroporto de Viracopos em outubro de 2012.